Sustentabilidade – O que é

O que é Sustentabilidade

sustentabilidade Sustentabilidade   O que é

Ultimamente, muito se tem ouvido sobre a palavra ‘sustentabilidade’, porém nem todos entendem o verdadeiro significado do o que é sustentabilidade. E é por isso que fazemos este artigo explicativo, para que você possa entender de forma ampla o verdadeiro significado da sustentabilidade.

O conceito da Sustentabilidade é que a sociedade humana deve garantir a continuidade dos recursos do meio ambiente nos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais.

Mas, e o que tudo isso significa na prática?

Na prática, sustentabilidade é uma palavra que representa a promoção da exploração de determinadas áreas ou o até mesmo o uso de recursos do planeta, sendo esses recursos naturais ou não, de forma que se possa tentar não prejudicar o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas ao máximo possível, levando em consideração toda a biosfera que dele necessita para poder existir. Pode até parecer um conceito um tanto difícil de ser implementado, que em muitos casos, é economicamente inviável. Porém, não é desta forma que as coisas funcionam. Até mesmo nas atividades humanas que impõem um grande impacto no meio ambiente, como a extração vegetal, a agricultura em larga escala, ou a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel e celulose e todas as outras. A aplicação de algumas práticas sustentáveis em empreendimentos desta área revelou-se economicamente viável, e em muitos destes casos trouxe um verdadeiro fôlego financeiro.

Desta forma, todas as ideias de projetos empresariais, que de alguma forma atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a expandir-se e a espalhar-se por vários e vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades em todo o mundo viviam sofrendo com doenças de todos os tipos, doenças que seriam provocadas por indústrias poluidoras instaladas nas proximidades, viram sua qualidade de vida começar a recuperar-se aos poucos e melhorar ao longo do desenvolvimento de tais projetos sustentáveis. Da mesma maneira, áreas que há algum tempo atrás eram consideradas verdadeiramente extrativistas e que estavam sendo condenadas ao extermínio por determinadas práticas predatórias, hoje tem uma chance enorme de se recuperarem após a incrível adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos e inteligentes na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis no meio ambiente. Desta mesma forma, cuidando para que o houvesse o envolvimento das comunidades viventes nas regiões destas proximidades fosse total e que elas pudessem ganhar algo com tudo isso – todos são beneficiados e tentam cuidar para que os projetos atinjam o sucesso esperado.

Também é importante levar em consideração a exploração e a extração de recursos com mais eficiência e rapidez, ter a garantia das possibilidades de recuperação das áreas que já estão degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática realmente exitosa e aplicada com muito mais frequência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas com recursos naturais e tentar garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, e melhorar, a qualidade de vida das pessoas inclusas nas áreas de extração desses recursos é um desafio que deve ser vencido todos os dias. É muito importante recordar da importância das autoridades neste processo.

Para simplificar, podemos afirmar que a tentativa de garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada, é dar garantias de que mesmo explorando esta área, a mesma continuará a prover recursos eficientemente, garantindo o bem estar econômico e social para as pessoas que vivem nestas regiões por várias e várias gerações. Manter a força vital e a capacidade de regeneração mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

Agindo desta forma, é possível fazer do nosso país e do nosso planeta um lugar sustentável, além de prover qualidade de vida para as pessoas que aqui vivem. Não deixe de fazer sua parte!

Mais Sustentabilidade




1 Comentário em “Sustentabilidade – O que é”

  1. evellyn disse:

    gosteei das explicaçoes , mais o qe mais qeria nao consegui encontraaar’
    eu qeria saber pra que serve sustentabilidade.

Comente