Sustentabilidade Empresarial – O que é – Conceito

Conceito de Sustentabilidade Empresarial

sustentabilidade empresarial Sustentabilidade Empresarial   O que é   Conceito

O que é a Sustentabilidade Empresarial – Hoje em dia, estamos andando na corda bamba quando o assunto são as questões ambientais. Recebemos vários sinais claros do nosso planeta de que o mesmo não consegue mais suportar o ritmo de consumo que exibimos nos dias atuais. A poluição do planeta terra, da água, e até do ar, chegaram a níveis tão elevados que em alguns países, tal poluição causa diversos problemas de gravidade altíssima para a saúde para os habitantes locais. Por isso, neste post, veremos o que é a ‘Sustentabilidade Empresarial’, e o que é necessário para que ela possa ocorrer. Com esse resumo sobre Sustentabilidade Empresarial, você terá uma maior noção do quanto é importante para o planeta as empresas serem sustentáveis.

A vida hoje em dia é totalmente parecida a um espelho, porém, não é um espelho usual, e sim um espelho redondo, onde todas as nossas ações (sejam elas boas ou não), nos refletem. As ocorrências catastróficas acontecem cada vez mais, e todas elas estão ligadas ao clima e ao meio ambiente, que são constantemente atacados por nosso exuberante e egoísta modo de vida, estão forçando a humanidade a repensar sua forma de se relacionar com a natureza. Isso fez uma diferença significativa, e ajudou muito a criar e a fomentar uma consciência planetária de que alguma coisa realmente deve mudar.

Desta forma, este pensamento de que algo deve melhorar, cada vez mais, pressiona constantemente a todas as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso pode ser muito bom, pois faz que as empresas sintam a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem de uma vez por todas a sua forma de agir de forma rápida e eficiente, com a ameaça de verem todos os seus lucros caírem drasticamente de forma  perigosa e muito arriscada. Tal comportamento recebeu o nome de sustentabilidade empresarial. Assim, as empresas tentam adaptar suas formas de trabalho ao meio ambiente, tentando não prejudica-lo.

A Sustentabilidade Empresarial no Brasil vem crescendo consideravelmente, a BOVESPA criou recentemente um índice para medir o grau de sustentabilidade empresarial das empresas que têm ações na bolsa. Este índice se chama: O I.S.E. – Índice de Sustentabilidade Empresarial, que acabou se tornando uma importante  referencia para despertar o interesse dos investidores nas ações de determinadas empresas que possuem políticas claras e que respeitam a sustentabilidade e levam em consideração a responsabilidade social dos seus empreendimentos. Todas as empresas que se interessam em adotar este índice para seus negócios devem contestar a um questionário de cento e cinquenta questões relacionadas a sustentabilidade, em todos os aspectos. Não podemos esquecer que já existem mais de trinta empresas que se vincularam a este índice, número que deve crescer cada vez mais.

Entretanto, devemos ser sinceros ao reconhecer que a sustentabilidade empresarial ainda não é um tema fixo na maioria das empresas. Principalmente em países como o nosso, onde muitas empresas tem o costume de associar a ideia da sustentabilidade empresarial a um aumento significativo nos custos operatórios e principalmente nos preços de venda dos produtos, além de mais trabalho para um fundamento que não trás muito retorno. Estas empresas acham que tomar a posição de usar a sustentabilidade em seus negócios pode provocar um risco enorme aos seus produtos e a sua penetração no mercado. Porém, aos poucos, a sociedade está implementando um pensamento de que a sustentabilidade é realmente importante e fundamental para a sobrevivência dos homens no planeta e consequentemente as empresas deixarão de lado este pensamento que vai contra a sustentabilidade, passando a dar maior importância a esse item.

Para que haja sustentabilidade empresarial em todo mundo de forma eficiente e capaz de garantir os recursos naturais, nós, consumidores, devemos nos unir para tentar promover uma onda de esclarecimento e de cobrança consciente. Devemos fazer com que os empresários entendam que a sustentabilidade envolve o futuro do nosso planeta, pois a mesma é crucial para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais da mesma forma que nós. Tudo isso pode acontecer, basta que sejamos inteligentes o suficiente para agir corretamente. Vamos dar valor para empresas que agem em conformidade com a sustentabilidade e colocar essas empresas como preferência no momento da decisão de escolha do produto ou serviço desejado.

Mais Sustentabilidade




Comente