Gestão Ambiental – Nas Empresas

Tudo sobre a Gestão Ambiental Empresarial

gestao ambiental Gestão Ambiental   Nas Empresas

Hoje muitas administrações estão investindo na gestão ambiental. Mas o que é isso? Esta é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma utilizar de maneira racional os recursos naturais renováveis ou não. 

Essa prática é mais comum entre as empresas que trabalham com recursos naturais ou que pretendem ter uma boa imagem frente aos seus consumidores, como defensora do meio ambiente. Uma prática que deve ser cada vez mais comum para todos. Até mesmo em pequenas atitudes.

A gestão ambiental na empresas além do exercício de atividades econômicas e sociais que visem o uso racional de recursos naturais, também consiste e práticas do cotidiano que visem benefícios a biodiversidade, como a prática da reciclagem, hábitos ambientalmente corretos, como não uso de sacolinhas plásticas e de produtos descartáveis (como copos e talheres de plástico, por exemplo), etc.

A prática cada vez maior dessa consciência ambiental tem estimulado o meio empresarial a adotar a gestão ambiental em suas práticas econômicas e também sociais fazendo de forma mais racional e sem prejuízos a biodiversidade. À medida que uma empresa coloca no mercado um produto ou serviço que mostra maior preocupação com a preservação do meio ambiente esta empresa torna-se uma referência no meio empresarial e também na sociedade.

O mercado consumidor está cada vez mais exigente e escolhendo produtos e serviços conscientes com o meio ambiente. Hoje há várias certificações, como da família ISO 14000 que atestam uma determinada empresa executam suas atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.

Por outro lado, a empresa que quer se adaptar a essa realidade, tem procurado profissionais especializados em gestão ambiental, por isso tem proliferado cursos superiores voltados à formação desse profissional, como tecnólogos em gestão ambiental, de engenharia ambiental, bacharelado de gestão ambiental e tecnologia do meio ambiente. Além de especializações em gestão ambiental.

Como mostrado à gestão ambiental é uma realidade não só para as empresas, mas para a sociedade e com essa tendência de conscientização ambiental na sociedade, esses profissionais serão cada vez mais procurados no mercado de trabalho onde cada vez mais crescerá o número de cursos oferecidos para essa área.

Mais Sustentabilidade




Comente