Desenvolvimento Sustentável

Conceito de Desenvolvimento Sustentável

desenvolvimento sustentavel Desenvolvimento Sustentável

O termo desenvolvimento sustentável utilizou-se pela primeira vez em 1983, quando a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, se reuniu pela primeira vez. Esta comissão fez uma proposta que falava sobre o desenvolvimento econômico em conjunto com a preservação do meio ambiente, criando então o conceito de desenvolvimento sustentável.

Todos os trabalhos e pesquisas foram concluídos em 1987, quando se foi apresentado um diagnóstico de todos os problemas ambientais que poderiam causar problemas gravíssimos no futuro. Este trabalho ficou popularmente conhecido como “Relatório de Brundtland”. Esta nova forma de pensar foi amplamente difundida e aceita pelos membros desta comissão, e pela população mundial. Na Eco-92(reunião em prol do assunto) , foram discutidos e assinados um conjunto de vários documentos e tratados cobrindo o meio ambiente, tratando de assuntos como: biodiversidade, clima, florestas, desertificação, entre outros.

O termo desenvolvimento sustentável não tem outro significado, a não ser: utilizar os recursos naturais com respeito, prezando as gerações futuras e ao meio ambiente.

A tentativa de preservar os bens naturais é à dignidade humana. É o desenvolvimento que não explora e tão pouco esgota os nossos recursos. Fazendo assim uma grande tentativa de conciliar crescimento econômico e também a preservação da natureza.

A ONU divulgou alguns dados que revelam que se todos os habitantes do nosso planeta terra começassem a consumir os recursos naturais como os americanos fazem, precisaríamos dos recursos de outros 2,5 planetas terra para que as gerações futuras pudessem sobreviver. A sociedade está consumindo muitos recursos naturais, e estas quantidades elevadas de recursos explorados fazem que a natureza não seja capaz de repor a todos eles. Em não muito tempo, se por acaso continuarmos nesse ritmo de destruição, as gerações futuras não terão água e nem energia em quantidades suficientes para atender às necessidades da população.

Alguns cientistas preveem que a maioria dos conflitos e guerras nos próximos anos, serão decorrentes da escassez de recursos naturais em determinadas áreas do nosso planeta.

A primeira etapa para se conquistar o desenvolvimento sustentável é ter a consciência de que os recursos naturais não são infinitos. Utilizar os bens naturais com critério e planejamento também é muito importante. A partir daí é só traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade, e fazer com que sociedade possa segui-lo de forma correta.

O Desenvolvimento Sustentável é uma forma de consumir de garantir não só a satisfação das necessidades das gerações atuais, na tentativa de guardar os recursos naturais ao máximo possível, para que as gerações futuras possam usufruir dos mesmos. De forma mais simples, isto significa que a população mundial deve optar pelo consumo de bens produzidos com toda a tecnologia e os materiais menos ofensivos, que pouco causam dano ao meio ambiente. Também é importante que se faça uma utilização racional de todos os bens de consumo, na tentativa de evitar o desperdício e o excesso de recursos utilizados sem uma verdadeira necessidade. É importante cuidar para que os resíduos não possam provocar degradação a nossa natureza. E chegando ao ponto principal, é muito importante fazer coisas que possam ajudar a sociedade para que a mesma possa rever os padrões insustentáveis de consumo e tentar minorar as desigualdades sociais ao máximo.

É muito importante que se utilize a conhecida regrinha dos três ‘erres’. Nesta regra, é necessário adotar a práticas importantes. O primeiro ‘erre’ significa: Redução, onde se recomenda evitar o uso de produtos e recursos naturais desnecessários. O segundo ‘erre’ significa: Reutilização, e nos sugere que possamos reaproveitar todas as embalagens, plásticos e vidros, que utilizamos no dia a dia. E por fim, o terceiro ‘erre’ significa: Reciclagem, que nos pede para que possamos separar o que se pode reciclar, ou não. Utilizando estas práticas em nosso dia a dia, estaremos colocando em prática o desenvolvimento sustentável, que é muito importante para o meio ambiente.

Mais Sustentabilidade




Comente